O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos emitiu no sábado (26/11) uma licença permitindo que a Chevron possa importar petróleo ou derivados do produto das indústrias Venezuelanas. O fato acontece depois que o governo daquele país e os americanos anunciaram que retomavam as negociações políticas.
“Essa ação reflete a política de longa data dos EUA para fornecer alívio de sanções direcionado com base em medidas concretas que aliviam o sofrimento do povo venezuelano e apoiam a restauração da democracia”, disse o Departamento do Tesouro em comunicado ao mercado.
Um porta-voz da Chevron informo que a companhia irá revisar os termos da licença para iniciar a operação de importação.
Interesse
A movimentação após anos de debates e sanções é em virtude da necessidade mundial por petróleo mais barato após o inicio da guerra da Russia com a Ucrânia.
A Venezuela detém a maior reserva mundial de petróleo. Mas, suas plataformas estão sucateadas em virtude do tempo sem operação por conta das barreias internacionais impostas para a comercialização. Assim, os americanos terão que antecipar recursos para os venezuelanos investirem na recuperação das indústrias.