O Presidente do Banco do Nordeste (BN), José Gomes da Costa, apresentou, na noite desta quarta-feira, 30/11, os principais produtos e serviços da instituição para industriais cearenses. O encontro aconteceu na cobertura do edifício sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC.
No encontro estiveram presentes: Jackson Pereira Jr., Assessor de Articulação do Sistema Fecomércio-CE, representando o presidente e deputado federal eleito Luiz Gastão; Lívio Toniatti, Superintendente Estadual do BNB; José Airton Boris, diretor do Sindilojas Fortaleza; Marcos Soares, Diretor de Comércio Exterior da FIEC e Presidente do CIC; Chico Esteves, Diretor Administrativo da FIEC; Edgar Gadelha, Diretor Financeiro da FIEC e Presidente do Sindcarnaúba; Sampaio Filho, Diretor de Inovação da FIEC, Presidente do SIMEC e Líder do Observatório da Indústria; André Siqueira, Diretor da FIEC; e Paulo André Holanda, Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará.
O presidente do Sistema FIEC, Ricardo Cavalcante, iniciou o evento destacando as transformações que estão sendo realizadas nas linhas de créditos não só no Brasil, mas em todo o mundo, e que os bancos, gerentes, entre outros, precisam visitar as empresas e entender a real necessidade de cada uma.
Além disso, Cavalcante reforçou a transformação energética que está acontecendo no Nordeste. “Esta é a maior transformação de todos os tempos e o Ceará pode se transformar na maior produtora de hidrogênio Verde, com investimentos de bilhões de dólares. Essa é uma área que vai precisar do envolvimento de todos os sindicatos. Todos vão precisar se unir e unir forças com bancos, buscar linhas de créditos e se preparar para o volume de demandas que esta cadeia vai demandar”, disse Ricardo Cavalcante.

O Presidente do BNB, José Gomes da Costa, ressaltou que a instituição está completando 70 anos sendo o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina; o Crediamigo é o maior programa de microcrédito produtivo orientado do Brasil; responsáveis pela administração do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e o Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), além de ser o primeiro banco público a criar um Hub de Inovação e desenvolver o Prodeter – Programa de Desenvolvimento Territorial, além do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE).
“Queria aproveitar e agradecer o Ricardo Cavalcante pela oportunidade e parceria ao longo destes anos. Nosso objetivo aqui hoje é de forma muito transparente apresentar além dos dados do Microcrédito, o balanço das contratações do Banco do Nordeste até o mês de novembro, em toda sua área de atuação, com detalhamento dos valores destinados ao estado do Ceará. Além disso, as linhas de crédito e o volume de desembolsos com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), bem como os empréstimos voltados aos microempreendedores urbanos”, disse José Gomes da Costa.
Para Jackson Pereira Jr., Assessor de Articulação da presidência do Sistema Fecomércio-CE, o BNB tem suas maiores parcerias com as empresas dos setores representados pela nossa Federação. “O presidente do BNB fez uma boa apresentação dos dados e produtos do banco que é o principal agente de fomento da economia na nossa região. Em breve, Gomes também estará na Fecomércio-CE fazendo essa exposição aos empresários do comércio”.