Foto: Divulgação
Os fiscais do Procon do estado do Rio de Janeiro participaram de workshop promovido pela Naturgy sobre a melhoria dos processos de fiscalização de irregularidades em combustíveis. A formação insere-se no cumprimento do protocolo de colaboração celebrado entre a autarquia e a concessionária. Esse treinamento vai aprimorar as fiscalizações nos postos de venda de gás natural veicular (GNV).
Durante o workshop, a Naturgy fez uma demonstração prática do funcionamento do sistema de gás natural, destacando os principais riscos de segurança associados à instalação e abastecimento nos postos. Os agentes aprenderam sobre toda a cadeia de suprimentos e aprenderam a detetar possíveis problemas.
Das reclamações recebidas pelo Procon-RJ sobre os postos, 52% referem-se ao gás natural para veículos. Por exemplo, os consumidores reclamam que, ao abastecer, pagam mais gás do que o limite do próprio botijão.
“A capacitação é muito importante para aprimorar o serviço de fiscalização, protegendo à população de riscos a segurança e ajudando a combater as adulterações. As irregularidades praticadas por postos de combustíveis prejudicam não só os motoristas como toda a sociedade. A sonegação de impostos afeta a receita do estado, que poderia ser investido pelo governo em melhorias à população.”, afirmou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
A informação é do Procon-RJ.