Cada empresa familiar tem sua própria cultura organizacional. Portanto, pense bem antes de promover mudanças que afetem esse setor.
A cultura é o produto da aprendizagem a partir das experiências do grupo. Esse aprendizado começa no nascimento da empresa através de seu fundador, construindo uma filosofia e comportamentos desejados e formando a base de uma cultura, de estilos, de liderança, princípios, crenças, como se relacionar e resolver problemas.
Quando os fundadores são bem-sucedidos e confiáveis, os funcionários internalizam seu estilo, visão de mundo e papel na organização.
A liderança é um processo relacional, de modo que líderes e seguidores são corresponsáveis pela qualidade de seus relacionamentos e resultados, suas interações e experiências, e os padrões de valores e certezas que delineiam como vivem, como pensam, se são bem-sucedidos ou não.
Uma liderança fraca falha em fornecer segurança e cria um ambiente que fomenta conflitos, falta de comprometimento e lealdade. Isso porque a perda da referência à autoridade enfraquece a responsabilidade e é absolutamente prejudicial para os negócios da família.
A liderança estabelece as bases para a cultura organizacional e influencia a cultura ao longo do tempo, então você precisa de uma liderança que preste atenção às necessidades emergentes para orientar a direção de sua organização.
E crie, gerencie ou mesmo destrua culturas organizacionais específicas quando necessário. Ser adaptável requer estar aberto a novas ideias e maneiras de fazer as coisas.
A evolução depende de como as situações são resolvidas por meio de liderança e resultados.
*Opinião – Artigo Por Cicero Rocha, presidente do Instituto Empresariar.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal.