As técnicas de vendas são mecanismos de negociação e aproximação que facilitam as empresas ultrapassarem barreiras na atração de clientes e no convencimento para fazer uma compra. Essas ações visam sempre dar uma ideia positiva do produto ou serviço para que seja possível mostrar ao interessado pelo produto que você tem exatamente o que ele precisa em suas necessidades ou “dor”, como é chamada, muitas vezes, a procura de uma compra, como softwares que visão reduzir custos e facilitar o relacionamento com clientes e os colaboradores na gestão das atividades diárias.
As técnicas geralmente são desenvolvidas para trabalhar em diferentes cenários, o que as tornam ainda mais precisas e satisfatórias em seus resultados. Vender envolve muitos fatores e todo cliente tem um nível de resistência maior ou menor.
É por isso que cada técnica é adequada para diferentes situações de negociação.
Base técnica dos mecanismos de negociação
Os vendedores precisam ser sensíveis para identificar alguns dos principais fundamentos que uma negociação envolve. As habilidades de vendas são sempre fundamentais e devem explorar:
- Requisitos do cliente;
- Benefícios do produto ou serviço;
- Observar características do produto ou serviço que podem dar origem às objeções;
- O nível de urgência da compra que o cliente possui;
- Conhecer concorrentes.
Esses e muitos outros fatores afetam diretamente como as vendas serão conduzidas e, consequentemente, quais técnicas devem ser implementadas.
Claro que muito dessas percepções se desenvolve com o tempo, mas conhecer as técnicas são fundamentais para entender qual delas será utilizadas em determinado momento. Cada oportunidade de venda de ver vista como única.
*Opinião – Artigo Por Jackson Pereira Jr., empreendedor, diretor do BNTI, fundador e CEO do Economic News Brasil e Assessor da Presidência do Sistema Fecomercio-CE.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal.