A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio-CE), se posiciona contra a Taxa do Lixo proposta pela Prefeitura de Fortaleza.
Confira a nota divulgada:
A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio-CE), em decisão unânime de sua diretoria nesta quinta-feira (15), se posiciona contra a Taxa do Lixo proposta pela Prefeitura de Fortaleza e em tramitação da Câmara Municipal de Fortaleza.
A entidade considera inoportuna a nova taxa e se coloca à disposição da gestão municipal para debater alternativas que fortaleçam a arrecadação da Capital sem onerar a população.
A Fecomércio, legítima representante de 35 sindicatos do setor terciário cearense, apela aos vereadores de Fortaleza para que olhem para os cidadãos e, democraticamente, vetem a implantação dessa nova tarifa. Caso seja aprovada, a medida deve afetar mais fortemente as unidades residenciais e os pequenos empreendedores.
Arrecadação
Se aprovado, a Prefeitura de Fortaleza calculará a taxa de lixo com base na área de cada imóvel. O valor base será de R$ 3,64 metro quadrado a cada ano. Para saber quanto cada imóvel vai pagar de taxa de lixo, basta multiplicar o valor base pela área.
A expectativa é arrecadar R$ 350 milhões anualmente.