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Especialista traz dicas para otimizar as vendas nas últimas semanas do ano

Marcelo Navarini, Diretor do Bling

Passada a Black Friday, muitos empreendedores não conseguiram alcançar as expectativas de vendas previstas. Um levantamento realizado pela Confi.Neotrust mostrou que o desempenho do e-commerce brasileiro na Black Friday 2022 sofreu uma queda de 23% no faturamento quando comparado com o mesmo período no ano passado. Segundo a pesquisa, um dos fatores que impactaram as vendas foi a participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, tendo registrado a maior queda no dia em que a equipe estreou na competição.

Entretanto, a poucos dias para o fim de 2022, os empreendedores não possuem muito tempo para assimilar os aprendizados proporcionados pelo período, afinal, o Natal e o Ano Novo estão logo adiante, e essas datas possuem um grande impacto no varejo com grande potencial de alavancar as vendas e alcançar números satisfatórios no fechamento do ano.

Para alcançar a performance desejada, os empreendedores devem se atentar a alguns pontos que podem fazer a diferença. Um aspecto que vale a atenção redobrada é quanto ao estoque, é o que afirma Marcelo Navarini, Diretor do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company. “O controle e o conhecimento sobre o estoque pode ditar o caminho para o qual as estratégias de venda serão conduzidas neste final do ano”, comenta o executivo, que reforça a importância de esclarecer para os clientes as condições facilitadas e os descontos que entram em vigor na época.

Consultar dados sobre o mercado também é essencial para as vendas. Por meio de informações obtidas não só no comércio próprio, mas também da concorrência, em anos anteriores, ajudará a entender como determinados setores performaram nesse período e iluminar o caminho para as novas estratégias.

O marketing deve ter um papel importante nessa reta final. Qualquer ação, ou estratégia deve contemplar o público-alvo, portanto, empreendedores devem se atentar às necessidades e desejos demonstrados por seus clientes, além do comportamento de compras, que vem sofrendo mudanças com o passar dos anos. Estratégias que envolvam os sentidos e a emoção do público-alvo possuem mais chances de sucesso.

Estratégias de preço também são eficazes para alcançar resultados em um curto período de tempo. Preços atrativos devem se sobressair e capitalizar resultados com os clientes que vão às compras em busca de presentes de fim de ano para toda a família. “É importante se apropriar da sazonalidade para oferecer não apenas ofertas com tempo limitado e preços mais acessíveis, mas também benefícios atrelados à compra e jornadas de consumo simplificadas”, destaca.

Passado o período das ações de fim de ano, é importante realizar um balanço de como foram os resultados. Pesquisas de satisfação também são formas de ter uma noção do sucesso do período.

Negócios que contam com ferramentas voltadas para o e-commerce tendem a se sobressair, em especial, as que unem as necessidades de gestão com a financeira, como é o caso do Bling. “Nosso objetivo é sempre buscar descomplicar o trabalho dos empreendedores. Com isso, sabemos que muitos deles contam com nosso suporte para conseguir resultados satisfatórios nessa reta final do ano. Por meio da nossa ferramenta, é possível colocar em prática muitas das dicas que compartilhei”, afirma.

Como forma de acompanhar essa e outras tendências, o Bling investe continuamente em tecnologia e em processos de automatização, que atendam as necessidades do empreendedor para, desta forma, contribuir para o crescimento do setor. Atualmente, a empresa oferece aos clientes serviços essenciais para a gestão de uma empresa, como integração com social commerce e marketplaces, emissão de notas fiscais, controle de estoque, conta digital, integração com os Correios, frente de caixa, aquisição de certificado digital e ordem de produção.

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