A partir de 2 de janeiro, entrarão em vigor novas regras do Pix, Informou o Banco Central. Ainda estão na programação do próximo ano novas funcionalidades e melhorias na segurança do sistema de pagamentos instantâneos.
O desenvolvimento do Pix Automático, que tem como pilar a função de débito automático em conta, será prioridade do BC. A ideia é que o recurso facilite o pagamento por meio do Pix de faturas periódicas, como contas de luz e água, além de outros serviços como mensalidades escolares, planos de academia e assinaturas de plataformas de streaming.
A criação do Pix internacional também estará em pauta em 2023. Ainda há uma incerteza em relação ao modelo que será adotado, dada a complexidade de adaptação da ferramenta para a realização de transações em diversos países.
Outro foco do BC em 2023 será o reforço da segurança do Pix com o objetivo de coibir fraudes e uso de contas laranjas abertas por criminosos em nome de outras pessoas. A autoridade monetária prevê um novo dispositivo para sinalização de fraudes. Hoje, as contas sob suspeita de uso indevido recebem uma marcação no sistema. Com a mudança, a identificação será aplicada sobre os CPFs e CNPJs dos titulares dessas contas.









