O mercado financeiro iniciava 2023 com a Bolsa de Valores em forte queda e o dólar comercial em alta. Na primeira sessão após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), analistas dizem que investidores receberam com ressalvas declarações e medidas que apontam para um governo que fará mais intervenções na economia, com consistente uso de empresas públicas.
Com as principais Bolsas do exterior fechadas devido ao prolongamento do feriado de Ano-Novo, existe ainda uma tendência de que as oscilações dos indicadores do mercado sejam exageradas neste dia devido ao menor volume movimentado.
Às 12h03 desta segunda-feira (2), a moeda americana avançava 1,34%, cotada a R$ 5,35. Na Bolsa, o índice de referência Ibovespa caía 3,24%, aos 106.171 pontos.
A queda do mercado de ações era direcionada principalmente pelas desvalorizações de companhias controladas pelo governo federal. Os papéis mais negociados da Petrobras tombavam 5,92%, enquanto o Banco do Brasil perdia 3,71%. O setor bancário, em geral, iniciava o ano no vermelho, com destaque para as quedas perto de 3% de Bradesco e Itaú.









