O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrou inflação de 0,69% em dezembro e fechou o ano com alta de preços de 5,93%.
A taxa de dezembro ficou acima da observada pelo INPC em novembro, de 0,38%, mas abaixo da registrada pelo indicador em dezembro de 2021, de 0,73%. Em 2021, o INPC acumulado ficou em 10,16%.
Em dezembro, os produtos alimentícios registraram alta de preços de 0,74%, enquanto os não alimentícios tiveram inflação de 0,67%. No acumulado do ano, os alimentos tiveram taxa de 11,91%, enquanto os não alimentícios variaram 4,08%.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor um indicador econômico que mede a variação mensal dos preços dos bens e serviços que as pessoas compram com frequência. Ele é calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e é amplamente utilizado para medir a inflação no Brasil.
O índice é considerado uma medida geral da inflação, e é usado como uma forma de medir o aumento de preços que afeta a maioria das pessoas. Ele é amplamente utilizado pelo Banco Central, pelo governo, pelos economistas e pelos investidores para medir o desempenho da economia brasileira e para tomar decisões econômicas.