Produção de petróleo e gás no Brasil registra queda

Imagem: Saulo Cruz/MME
Os dados mais recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) destacam uma redução na produção de petróleo e gás no Brasil. Este declínio, marcando 0,58% em dezembro, reflete uma fase desafiadora para o setor energético nacional.

Produção Total no País

Em dezembro, a produção total de petróleo e gás natural alcançou 3,955 milhões de barris óleo equivalente por dia (boe/d), representando um ligeiro recuo em comparação com os meses anteriores. Esta diminuição na produção nacional é um indicador relevante para entender o panorama energético do país.

Desempenho da Petrobras

A Petrobras registrou uma queda em sua produção de petróleo no Brasil no último mês do ano. Com uma redução de 4% em relação a novembro, a produção da estatal foi de 2,539 milhões de boe/d. Este retrocesso é observado tanto na produção de petróleo, que caiu para 1,961 milhões de barris diários, quanto na produção de gás natural, que diminuiu 3,7%, chegando a 91,9 milhões de metros cúbicos diários.

Contraste com o Pré-sal

Contrastando com a tendência geral, a produção do pré-sal mostrou um aumento, representando 75,5% do total, um avanço em relação aos 74,5% registrados no mês anterior. Esta elevação no pré-sal oferece uma perspectiva diversa dentro do contexto de redução geral.

Os números apresentados pela ANP são essenciais para compreender a dinâmica atual da indústria de petróleo e gás no Brasil. Embora haja uma queda geral na produção, o aumento na parcela proveniente do pré-sal traz uma nuance importante para a análise do setor.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado