A Boeing anunciou que programou a entrega do último 747 produzido para a próxima terça-feira (31). A cerimônia, que acontecerá em Everett, nos Estados Unidos, será transmitida ao vivo a partir das 18h, no horário de Brasília.
De acordo com a Boeing, “milhares de pessoas – incluindo funcionários atuais e antigos, bem como clientes e fornecedores – celebrarão a entrega final da fábrica construída para produzir o icônico corpo largo com a distinta corcunda”.
O avião final, um Boeing 747-8 Freighter é o 1.574º produzido nos 55 anos de produção. Ele será entregue a Atlas Air, maior operadora do modelo na atualidade, com 57 unidades da família 747 em sua frota, sendo 52 na configuração cargueira e cinco para o transporte de passageiros.
Este é um fim de uma era para a Boeing e para a aviação mundial como um todo. O 747 é conhecido como o “Rei dos Céus” devido ao seu tamanho e capacidade de transportar um grande número de passageiros e cargas. Sua produção foi interrompida devido à mudança de preferência dos clientes para aviões menores e mais eficientes em termos de combustível.