O Google lançou recentemente o MusicLM, um sistema de inteligência artificial (IA) que é capaz de criar trechos de músicas inéditas a partir de comandos em linguagem natural ou melodias.
O MusicLM funciona de maneira semelhante ao ChatGPT da OpenAI, que gera respostas em texto. Embora o Google tenha compartilhado alguns exemplos, ainda não abriu o acesso público à plataforma devido a preocupações éticas como potencial para plágio, apropriação cultural e outros problemas. Ao contrário de suas rivais, como a OpenAI, que têm uma abordagem mais voltada para o marketing, o Google está abordando questões éticas ao liberar tecnologias avançadas.
O MusicLM aprendeu a criar melodias coerentes ao ser treinado com cerca de 280 mil horas de música.
É surpreendente a quantidade de aplicações de inteligência artificial que estão sendo lançadas ao mesmo tempo. Depois dos geradores de texto, como o ChatGPT, e dos geradores de imagens, como o DALL-E 2, agora é a vez da área musical.
Integração
Outro ponto importante para destacar é que todos os sistemas podem ser integrados por API, ou seja, a letra pode ser criada pelo ChatGPT, a música pelo MusicLM do Google e a capa do single pelo DALL-E 2. Em resumo, cada uma fazendo o melhor na sua área.









