O setor de couro brasileiro está prestes a se destacar em duas importantes feiras na Europa: Première Vision Leather, em Paris, de 7 a 9 de fevereiro, e Lineapelle, em Milão, de 21 a 23 de fevereiro. O apoio à participação brasileira nestes eventos é fornecido pelo projeto Brazilian Leather, uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
De acordo com Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB, as duas feiras são conectadas à moda e atraem visitantes de toda a Europa. “A participação no Première Vision Leather ou Lineapelle não se limita a negócios imediatos ou futuros próximos, mas também permite captar a sensibilidade do mercado, movimentos de consumo e as inovações mais recentes para o couro”, afirma o gestor.
A Europa é uma região fundamental para as exportações de couro do Brasil, com dois dos cinco maiores importadores de couro brasileiro sendo europeus (Itália e Alemanha). Além disso, quase 28% de todo o couro brasileiro vendido no exterior em 2022 foi destinado à Europa, para 12 países diferentes. Juntas, as feiras Première Vision Leather e Lineapelle devem atrair mais de 40.000 visitantes, que visitarão mais de 2.400 estandes.
O Brazilian Leather contará com um estande institucional na Première Vision, onde serão apresentados couros do Preview do Couro, desenvolvidos por diversos curtumes brasileiros. As empresas brasileiras participantes incluem Finileather, Nova Kaeru, CICB/Brazilian Leather (Première Vision) e Bolzano, Codina, Courovale, Fuga Couros S/A e Nova Kaeru (Lineapelle).
O projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather, é liderado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil em parceria com a ApexBrasil. As estratégias incluem a participação em importantes feiras mundiais relacionadas ao setor de couro e missões empresariais para estreitar as relações entre fornecedores brasileiros e compradores estrangeiros.