Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Geração de energia renovável atinge marca recorde de 92% em 2022

Fonte: ( Foto PixaBay)

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgou que a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis atingiu a marca histórica de 92% no ano passado. Essa é a maior participação das usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total de energia gerado pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) em uma década, com quase 62 mil megawatts médios por mês de energia gerada em 2022.

De acordo com a CCEE, o resultado se deve a um cenário hídrico e climático mais favorável, que contribuiu para a recuperação dos reservatórios de água e a expansão das usinas movidas pelo vento e pelo sol. As usinas hidrelétricas responderam por 73,6% do total gerado em 2022, com as eólicas representando 14,6%, e as demais fontes, como biomassa, pequenas centrais elétricas (PCH), solar e as centrais geradoras hidrelétricas (CGH), responsáveis por 11,8%.

A produção de energia hidráulica foi favorecida pelas chuvas em 2022, resultando em um aumento de 17,1% na produção das hidrelétricas, para 48 mil MW médios. Mato Grosso, São Paulo, Tocantins, Pará, Goiás, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Alagoas foram os estados que apresentaram maior crescimento na produção de energia hidráulica no mesmo período.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

 

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado