A NASA está em parceria com a empresa de fabricação de máquinas industriais Apptronik, na construção do robô humanoide Apollo. Embora o robô ainda não esteja apto para ir ao espaço, a criação traz esperança de um futuro próspero, onde robôs humanoides possam ajudar em tarefas, inclusive na exploração espacial.
De acordo com os criadores, Apollo é uma das melhores criações existentes em termos de comportamento humanoide e habilidade para manusear ferramentas. A NASA espera que, no futuro, robôs humanoides como Apollo possam auxiliar em estudos mais completos e qualificados da exploração espacial.
A coleta de dados é uma das tarefas em que os robôs se destacam, graças aos seus equipamentos avançados, como sensores e afins. Com a programação correta, os robôs exploratórios possuem grande flexibilidade para realizar diversas tarefas, que os tornam uma ferramenta valiosa para a exploração espacial.
Criações como Apollo são fundamentais para impulsionar a exploração humana do espaço, já que esses robôs são capazes de assumir tarefas impossíveis para os seres humanos e suportar ambientes hostis. Além disso, a ausência de cansaço permite que os robôs tenham uma alta produtividade, o que impulsiona ainda mais os resultados alcançados.