O Banco Central (BC) divulgou na quinta-feira (16) a liquidação extrajudicial de quatro empresas de crédito, entre elas a BRK S.A., Valor S.A., Municred e Portocred. Segundo os atos assinados pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a decisão foi tomada considerando o comprometimento patrimonial da instituição, as graves violações às normas legais que regulamentam o funcionamento da instituição e o risco anormal a que estão sujeitos os credores.
De acordo com o Banco Central, três das empresas apresentaram comprometimento patrimonial e graves violações às normas legais, o que tornou o risco para os credores anormal. Já no caso da Municred, a liquidação foi motivada por sua insolvência patrimonial.
Os atos de liquidação são retroativos a dezembro do ano passado. A BRK S.A., por exemplo, possuía 15 CDBs ativos, o que pode preocupar seus investidores. No entanto, os investidores poderão recorrer ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para recuperar parte do valor comprometido.
A decisão do BC reforça a importância da avaliação criteriosa dos investimentos, especialmente no mercado de crédito. É fundamental que os investidores façam uma análise detalhada da situação financeira das empresas em que pretendem investir, para evitar possíveis prejuízos.











