Com base em notícias recentes, é possível observar a influência que as redes sociais, em especial o Twitter, possuem no mundo atual. Uma publicação no Twitter do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, gerou um efeito que levou o bilionário Elon Musk a voar para a sede da empresa na Califórnia, para discutir com cerca de 80 engenheiros a melhoria do algoritmo da plataforma. O objetivo era impulsionar mais as publicações do empresário e, assim, evitar que tweets de Biden tivessem mais engajamento do que os de Musk.
O episódio, revelado pela newsletter Platformer, mostra a força e a importância do Twitter, assim como a necessidade de se adaptar rapidamente ao mercado para manter sua relevância. O fato de Elon Musk ter voado para a sede do Twitter para tratar dessa questão também mostra o quanto as redes sociais e o marketing digital se tornaram cruciais para o sucesso de uma marca ou personalidade.
O bilionário tem sido um dos principais usuários do Twitter e sua conta é seguida por mais de 54 milhões de pessoas. Sua influência na plataforma é tão grande que suas publicações podem causar movimentações no mercado financeiro, levando o valor de empresas como a Tesla a subir ou a descer. Dessa forma, a criação de um algoritmo que priorize as publicações de Musk pode trazer mais benefícios para a plataforma do que para o próprio empresário.