A agência de classificação de risco Moody’s tomou a decisão de rebaixar a nota de crédito da Gol Linhas Aéreas para Caa2, devido à preocupação com a liquidez da empresa e suas grandes necessidades futuras de refinanciamento. A decisão da Moody’s reflete a preocupação da agência com a capacidade da Gol em lidar com a atual crise financeira que a empresa enfrenta.
A geração de caixa da empresa ainda não se recuperou dos impactos da pandemia de Covid-19 e da alta do preço do petróleo, o que tem afetado seriamente as finanças da empresa. Além disso, a Gol tem buscado alternativas de liquidez para refinanciar suas obrigações de dívida.
De acordo com a Moody’s, a Gol apresenta uma estrutura de capital insustentável, o que aumenta o risco de não cumprimento de suas obrigações financeiras no futuro. A agência destaca que, apesar da Gol ter tomado medidas para reduzir seus custos operacionais e melhorar sua posição de caixa, as perspectivas de recuperação da empresa são incertas e, portanto, justificam a redução da nota.
A decisão da Moody’s também afetou o rating de todas as notas emitidas pela Gol Finance (LuxCo), que foram rebaixadas. A perspectiva para todos os ratings é considerada negativa, refletindo a preocupação da agência com a capacidade da empresa em honrar suas obrigações financeiras no longo prazo.











