A Receita Federal abrirá hoje (17) a consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física para cerca de 179 mil contribuintes que acertaram as contas com o Fisco e haviam caído na malha fina, totalizando R$ 250 milhões em restituições. O pagamento está programado para o dia 28 de fevereiro, na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda.
Para verificar se está na lista de contemplados, o contribuinte pode acessar a página da Receita Federal na internet ou utilizar o aplicativo da Receita para tablets e smartphones. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”.
Do total de beneficiados, 4.256 têm mais de 80 anos, 30.651 têm entre 60 e 79 anos, 2.977 têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 10.146 têm o magistério como principal fonte de renda.
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e conferir se há pendências em sua declaração. Em caso afirmativo, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
No caso de a restituição não ser depositada na conta bancária informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou da Central de Relacionamento do banco.
Se o contribuinte não resgatar sua restituição após um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

								
											








