Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Petrobras reduz dependência e amplia pluralidade no setor de petróleo com venda de ativos, diz Associação

A política de desinvestimentos da Petrobras em ativos de produção de petróleo e gás natural tem o objetivo de ampliar a pluralidade no setor e reduzir a dependência das empresas de projetos da estatal. De acordo com o secretário-executivo da Abespetro, Telmo Ghiorzi, a Petrobras é responsável por cerca de 90% da demanda por bens e serviços na indústria do petróleo no Brasil. Em entrevista ao Poder360, Ghiorzi afirmou que é necessário ampliar a participação de outras empresas no setor para que as fornecedoras tenham mais opções de venda e modelos de negócios com outras petroleiras.

Ghiorzi destacou que a venda de ativos de produção pode resultar em aumento de investimentos por parte das compradoras, e que a Petrobras não deve ser menor, mas sim continuar crescendo. Segundo levantamento da FUP, foram vendidos 80 ativos de exploração e produção, refino e subsidiárias de 2013 a agosto de 2022, sendo 12 no governo Temer e 60 no de Bolsonaro. O governo de Lula da Silva sinaliza rever a política de desinvestimentos da estatal, intensificada nos governos anteriores.

Ghiorzi afirmou que ainda há negociações em curso com a Petrobras e algumas petroleiras para ressarcir as empresas pelos custos adicionais durante a pandemia. Enquanto a maior parte das petroleiras no Brasil e no mundo reconhece a mobilização e compartilha com as empresas da cadeia produtiva uma parte dos custos adicionais, a Petrobras ainda não o fez, segundo o secretário-executivo da Abespetro.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas