Fórmula E: 1º campeonato 100% elétrico do mundo desembarca no Brasil em 2023

A Fórmula E, primeiro campeonato de automobilismo 100% elétrico do mundo, trará uma novidade em sua nona temporada: uma corrida no Brasil. O evento está programado para o dia 25 de março de 2023, no Complexo Anhembi, em São Paulo.

O circuito paulista terá 2,8 km de extensão e sentido oposto ao que recebia a IndyCar. A largada será no sambódromo e terá um trecho na avenida Olavo Fontoura, além de uma chicane, passando pelo túnel ao lado do Palácio de Exposições. Todas as arquibancadas terão visão para o grid de largada enquanto a corrida acontece pelo Sambódromo. A expectativa é de que 35 mil pessoas acompanhem o evento. O contrato é válido por cinco anos, com a possibilidade de renovação por mais cinco anos.

Segundo o diretor-presidente da SPTuris, Gustavo Pires, o Sambódromo do Anhembi foi escolhido por ser a área ideal para receber a corrida. “A expectativa é que tenhamos um impacto econômico na cidade de algo em torno de 120 milhões de dólares”, afirmou.

A temporada 9 da ABB FIA Formula E World Championship irá começar em janeiro de 2023, com 18 corridas em 13 localidades pelo mundo. Serão 22 pilotos representando 11 equipes em uma temporada que traz novidades fundamentais como a uma nova geração de carros – a Gen3, que apresenta uma série de inovações de design, engenharia e produção.

O Gen3 é o carro de Fórmula E mais rápido até agora, com uma velocidade máxima de mais de 322 km/h, e o carro de fórmula mais eficiente já construído. Mais de 40% da energia utilizada em uma corrida será produzida por frenagem regenerativa. O Gen3 possui dois powertrains — 250 kW na frente e 350 kW na traseira. Seus motores elétricos proporcionam eficiência energética de 95%, em comparação com aproximadamente 40% para um motor de combustão interna.

A Fórmula E é a primeira categoria de carros totalmente elétricos sancionada pela FIA como Campeonato Mundial e único esporte certificado com o selo carbono zero desde sua concepção.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado