O Procon de São Paulo emitiu um alerta nesta terça-feira (21) sobre possíveis altas abusivas de preços em itens de primeira necessidade, como alimentos, água, remédios e combustíveis, nas cidades do litoral norte paulista atingidas por uma forte chuva que causou destruição e mais de 40 mortes. O diretor do Procon afirmou que, embora não exista tabelamento de preços no país, o Código de Defesa do Consumidor proíbe a elevação injustificada de preços em situações de extrema fragilidade do consumidor. O alerta vem após o repórter Walace Lara, da Globo, relatar que alguns comerciantes estavam vendendo água a R$ 93 o litro na região de São Sebastião.
O Procon orienta os consumidores a solicitarem a nota fiscal ou a registrarem qualquer eventual abuso para que os órgãos competentes possam investigar e punir os comerciantes. As reclamações podem ser registradas no site do Procon, na página Espaço do Consumidor.
As chuvas históricas que atingiram o litoral norte de São Paulo no último final de semana deixaram mais de 2.500 pessoas desabrigadas ou desalojadas e, até o momento, 46 mortos. Quarenta pessoas estão desaparecidas. As equipes de resgate, compostas por diversos órgãos, incluindo Forças Armadas e Polícia Federal, estão trabalhando em conjunto para buscar sobreviventes e desaparecidos. Helicópteros particulares estão sendo utilizados para levar mantimentos ao local mais próximo em que é possível chegar por terra na Vila Sahy, onde há o maior número de vítimas dos deslizamentos em São Sebastião.