A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou em entrevista ao jornal indiano The Economic Times que a zona do euro deve esperar outra alta de 50 pontos-base (pb) nos juros em março. No entanto, ela ressaltou que as decisões do BCE sobre os juros serão tomadas a cada reunião, dependendo da situação econômica. O objetivo principal é retornar a inflação à meta de 2% de forma sustentável.
Lagarde destacou a importância da coordenação entre a política fiscal e monetária e ressaltou que, caso a política fiscal seja muito expandida, com muito estímulo, a monetária terá que ser mais apertada do que em outro cenário. “Portanto, é preciso haver uma boa coordenação”, recomendou.
Embora reconheça que as altas nos juros prejudicam a demanda, Lagarde afirmou que o BCE busca ajustar o quadro da demanda. Ela ainda enfatizou que o BCE fará mais altas nos juros se for necessário para retornar a inflação à meta de 2%, de forma sustentável. “Depois disso, veremos”, disse ela.
Em resumo, Christine Lagarde afirmou que a zona do euro pode esperar por outra alta de 50 pontos-base (pb) nos juros em março, mas as decisões do BCE sobre os juros serão tomadas a cada reunião, dependendo da situação econômica e do objetivo principal de retornar a inflação à meta de 2% de forma sustentável. Além disso, ela destacou a importância da coordenação entre a política fiscal e monetária e ressaltou que o BCE fará mais altas nos juros se for necessário, buscando ajustar o quadro da demanda.

								
											








