(Foto: Reprodução Internet)
A TAV Brasil, empresa responsável pelo projeto do trem de alta velocidade que ligará as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, busca empreiteiras e alternativas de financiamento para viabilizar a construção, que tem um custo estimado em R$ 50 bilhões. De acordo com a companhia, a maior parte do valor do projeto, cerca de 72% a 80%, deverá ser financiado em acordos de longo prazo, com duração de 25 a 30 anos.
Para garantir o sucesso do empreendimento, a TAV Brasil está buscando fontes de financiamento internacionais, como o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como o “banco dos Brics”. A expectativa é que essas instituições possam contribuir para o financiamento do projeto, além de agregar valor através de sua experiência e expertise na área de investimentos em infraestrutura.
Apesar dos desafios envolvidos na construção de um projeto tão grande e complexo como o trem de alta velocidade, a TAV Brasil está determinada a viabilizar a obra e acredita que ela terá um impacto significativo na economia e na qualidade de vida dos brasileiros, além de contribuir para a melhoria da infraestrutura de transporte do país.