Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Departamento de Justiça dos EUA aciona judiciário para bloquear compra da Spirit Airlines pela JetBlue

O primeiro acordo de compra da NetJets, assinado em 2010, contemplou 50 pedidos firmes para os jatos executivos Phenom 300, mais opções de até 75 aeronaves adicionais. (Foto ilustrativa de Harrison Haines no Pexels)
(Foto ilustrativa de Harrison Haines no Pexels)

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) acionou o judiciário para impedir a aquisição da Spirit Airlines pela JetBlue, argumentando que a fusão levaria à diminuição da concorrência, o que, por sua vez, resultaria em aumentos nas tarifas de passagens para os passageiros. O DoJ afirmou que os viajantes de baixa renda, que dependem de opções mais baratas, como a Spirit, seriam os mais afetados, uma vez que cerca de metade dos assentos de baixo custo seriam eliminados.

O Procurador-Geral norte-americano, Merrick Garland, disse: “Se esta fusão prosseguir, ela limitará escolhas e elevará as tarifas para os passageiros em todo o país.” Enquanto isso, Robin Hayes, CEO da JetBlue, defendeu o acordo, alegando que a fusão permitiria que a empresa competisse de igual para igual com as gigantes American Airlines, United Airlines, Delta Air Lines e Southwest Airlines.

Hayes disse: “Acreditamos que o DoJ se equivocou e ignorou o fato de que esta fusão criará um concorrente nacional de baixa tarifa e alta qualidade para as quatro grandes operadoras que, graças às suas próprias fusões aprovadas pelo DoJ, controlam cerca de 80% do mercado dos EUA.”

A negociação foi anunciada em julho de 2022, após a Frontier Airlines ter desistido da proposta de fusão com a Spirit, com um valor menor. Desde então, a Casa Branca tem pressionado para que a aquisição não aconteça. Em setembro de 2021, uma ação antitruste foi aberta contra a American Airlines e a JetBlue, alegando que a joint venture entre as duas empresas, em vigor desde 2020, teria criado uma ‘fusão de fato’ nos mercados de Nova York e Boston, prejudicando a livre concorrência e os passageiros.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas