Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Exportadores brasileiros de calçados escolhem mercados-alvo para próximo biênio com programa de internacionalização

(Foto: Divulgação)

Exportadores de calçados brasileiros escolheram os mercados-alvo para o biênio 2024/2025 em uma reunião virtual realizada em fevereiro de 2023. A escolha é feita a cada renovação de convênio da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil), entidades que mantêm o programa de internacionalização do setor calçadista, o Brazilian Footwear. A seleção leva em consideração as diferentes estratégias para abertura, manutenção e ampliação dos embarques em diferentes países.

Os mercados-alvo escolhidos devem ser impactados por ações comerciais e de imagem do programa de exportação. O projeto subsidia ações de internacionalização físicas e digitais, incluindo feiras internacionais, missões comerciais, plataformas virtuais de conexão com compradores estrangeiros, capacitações para a exportação, iniciativas de promoção de imagem com influenciadores, promoção do programa Origem Sustentável, entre outras iniciativas. O caráter democrático da seleção de mercados, que leva em consideração as experiências das próprias empresas, é um diferencial do processo, pois torna a escolha mais assertiva.

O Brazilian Footwear conta com cerca de 300 empresas associadas que respondem por quase 80% do total gerado pelas exportações brasileiras de calçados. Elas estão em estágios diferentes de internacionalização, sendo que a escolha dos mercados leva em consideração as diferentes estratégias para abertura, manutenção e ampliação dos embarques em diferentes países. As empresas respondem a um questionário com dados qualitativos dos países antes da seleção. O programa tem como premissa a distribuição geográfica, de forma a abranger todos os continentes.

 

 

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas