Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Mulheres rurais ganham espaço na agropecuária de Mato Grosso do Sul, mas ainda enfrentam desafios no mercado de trabalho

(Foto: Divulgação)

No campo, a presença feminina vem ganhando espaço e as mulheres têm atuado em diferentes setores, inclusive na agropecuária. Além disso, elas também são moradoras rurais. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, a população feminina residente no campo ultrapassa os 134 mil, representando 46,69% da população total da região.

Segundo dados do IBGE, 46,27% dessas mulheres têm menos de 30 anos, enquanto 33,58% estão na faixa etária de 31 a 49 anos e 20,15% têm 50 anos ou mais.

De acordo com a consultora de economia, Eliamar Oliveira, o último relatório da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) aponta uma redução na população feminina residente no campo. Entre 2005 e 2015, houve uma queda de 19,7%, passando de 167 mil para 134 mil mulheres.

Ainda assim, a população feminina ativa no meio rural é significativa, representando 61,74% do total de mulheres com idade acima de 10 anos. “Isso mostra o potencial da mão de obra feminina. Embora a participação das mulheres na população economicamente ativa ainda esteja abaixo dos homens, é importante que sejam implementadas iniciativas e ações que incentivem a busca por espaço no mercado de trabalho e a conquista de empregos cada vez mais qualificados”, afirma Oliveira.

 

 

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas