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Biometria facial: tecnologia eficiente na autenticação de identidade no ambiente digital

(Veritran/Divulgação)
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O aumento de serviços e compras online nos últimos anos tem gerado um tráfego cada vez maior de dados pessoais no ambiente digital, o que, juntamente com o aumento de roubos de dados e fraudes, coloca o Brasil na segunda posição em número de tentativas de ataques cibernéticos na América Latina. Segundo a empresa Fortinet, em 2022.

A biometria facial tem se mostrado uma solução tecnológica eficiente para autenticar a identidade do usuário no ambiente digital, garantindo rapidez e segurança em processos como abertura de contas bancárias, pagamentos e aluguel de carros. Essa tecnologia é capaz de mapear mais de 80 pontos do rosto, codificar e armazenar como uma impressão facial única de cada pessoa, permitindo comparação rápida e precisa com a selfie tirada na hora da transação.

Diante desse cenário, empresas passaram a investir mais em tecnologia, com quase 80% dos líderes de TI de empresas brasileiras pretendendo aportar mais recursos financeiros em tecnologia nos próximos 12 meses, de acordo com pesquisa global feita pela IBM. A tecnologia de identificação facial também permite otimizar o atendimento ao cliente e eliminar pontos de fricção, além de ser uma aliada das empresas na garantia de segurança de dados.

No entanto, ainda há muita burocracia e riscos à segurança e privacidade dos usuários, principalmente no momento de comprovar a identidade. A pesquisa Unico-Instituto Locomotiva apontou que 98% dos brasileiros já enfrentaram algum tipo de burocracia para comprovar sua identidade, e 84% acreditam que a troca de senhas por biometria facial poderia reduzir os golpes de identidade. Nesse sentido, a Unico é líder no mercado brasileiro de soluções em identidade digital, buscando um equilíbrio entre a boa experiência do usuário e a proteção contra fraudes, com atenção especial à privacidade dos dados pessoais.