Estudantes de 24 estados brasileiros se reuniram nesta quarta-feira, 15, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), para o início do 5° Festival SESI de Robótica. O dia foi dedicado à montagem de stands e pitches, à preparação para as competições e à festa de abertura. Ao todo, mais de 2 mil estudantes de 9 a 18 anos se envolveram em quatro competições diferentes de robótica.
O evento contou com a presença do Presidente da CNI, Roberto Braga de Andrade, e do Superintendente Regional do SESI e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda. A festa de cores e espírito de integração tomou conta de todos os espaços do evento, com estudantes espalhados por cerca de 30 mil m² interagindo entre si.
A abertura oficial do festival foi apresentada pela jornalista Glenda Kozlowski, ao som da banda brasiliense Surf Sessions. Na sua fala, Glenda destacou que este ano é um marco na história que o SESI vem escrevendo na robótica e reforçou a importância da robótica como um caminho para formar os cidadãos do futuro.
O Presidente da CNI, em sua fala, enfatizou a importância da robótica como uma forma de aproximação dos jovens às tendências atuais do mercado de trabalho. Ele agradeceu ao Diretor de Inovação e Tecnologia e ao Diretor do SESI pela realização do festival.
O festival continua nesta quinta-feira, com as competições de robótica. A expectativa é que o evento receba um grande número de visitantes e movimente a economia local.