As empresas de telecomunicações e serviços financeiros lideram o ranking de reclamações dos consumidores nos Procons em 2022. O ProConsumidor, que é um sistema de informação que integra mais de 600 órgãos, registrou quase 1 milhão de demandas, sendo que os serviços financeiros e de telefonia estão nas primeiras posições. Mesmo com a implantação desse novo sistema, o ranking mostra que pouca coisa mudou nas relações de consumo no ano passado e que os problemas nas empresas se repetem. As reclamações mais frequentes são de cobranças por serviços ou produtos não solicitados, indevidos ou abusivos, oferta não cumprida ou enganosa.
Apesar do setor de telecomunicações estar há anos no topo das queixas, é o que apresenta os melhores índices de solução das reclamações. A plataforma de intermediação de conflito de consumo do governo federal, a Consumidor.gov.br, registrou 86,8% de solução das queixas para esse setor. A Oi, o Bradesco, a Vivo e a TIM afirmam que investem continuamente no aprimoramento de seus serviços, treinamento, infraestrutura e aumento da resolutividade das demandas e satisfação dos clientes. A TIM destacou que foi a operadora móvel que mais reduziu as reclamações recebidas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com queda de 50% no Índice de Reclamações em 2022 frente a 2019. Já a Claro não quis comentar o assunto.
Apesar das empresas estarem buscando solucionar os problemas e aprimorar seus serviços, o número de reclamações ainda é alto. O Dia Mundial do Consumidor é uma data importante para conscientizar as empresas sobre a importância de oferecer serviços de qualidade e tratar bem os consumidores. É fundamental que as empresas busquem aprimorar seus serviços e resolver os problemas com mais rapidez e eficiência, para que os consumidores tenham uma experiência satisfatória.