O Google lançou o seu chatbot, chamado de Bard, quatro meses após o lançamento do ChatGPT, considerado uma ameaça ao império da big tech nas buscas. O Bard, que já estava sendo testado por pesquisadores, estará disponível para um número limitado de usuários nos EUA e Reino Unido e será liberado para mais usuários, países e idiomas ao longo do tempo, segundo executivos da empresa.
Ao contrário da Microsoft, que incorporou a tecnologia do ChatGPT em seu motor de pesquisas Bing, o Google lançou o Bard como uma página de web separada. Ao final de cada resposta, aparece um botão “Google it” que leva os usuários a uma nova aba com uma página de resultados de busca convencionais do Google sobre o assunto.
O Bard foi apresentado como uma ferramenta para redigir e-mails e poemas, além de oferecer orientação sobre como envolver as crianças em novos passatempos, como a pesca. Nas capturas de tela compartilhadas pela empresa, os usuários são apresentados a uma caixa de bate-papo em branco com um aviso abaixo dela: “o Bard pode exibir informações imprecisas ou ofensivas que não representam as opiniões do Google”.