Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Varejo registra queda de R$ 7,4 bilhões em 2022 em comparação ao ano anterior

(Foto: Karolina Grabowska/Pexels)

O Almanaque do Varejo, uma compilação de dados sobre o comportamento do consumidor em 2022, revelou uma queda de 4% no faturamento do setor em relação ao ano retrasado. Em 2021, o varejo movimentou R$ 176,1 bilhões, enquanto em 2022 o valor foi de R$ 168,7 bilhões.

Apesar dessa queda, o número de pedidos realizados no ano passado apresentou um crescimento de 0,4% em comparação com 2021, totalizando 379,2 milhões de pedidos feitos. As categorias que mais faturaram foram telefonia, eletrodomésticos e eletrônicos, moda e acessórios e móveis. Em relação ao número de pedidos, moda e acessórios, beleza e perfumaria, alimentos e bebidas, saúde e utilidades domésticas dominaram o mercado.

Os dados foram levantantados pela All In e o Almanaque foi desenvolvido em parceria com a Vindi, Octadesk e Neotrust. Outras empresas, como Opinion Box e Tray Corp, também participaram da divulgação do estudo.

Uma tendência marcante observada no relatório foi a predominância dos dispositivos móveis nas compras realizadas no e-commerce em 2022. Conforme publicado pelo Monitor Mercantil, em média, 63% das compras foram feitas por meio de smartphones e tablets, enquanto 37% ocorreram em desktops. Essa diferença se torna ainda mais acentuada quando analisada por segmento. Nas categorias de moda e acessórios, 74% das compras foram realizadas por dispositivos móveis; em eletrodomésticos e eletroportáteis, 73%; e em beleza, 68%.

Esses dados evidenciam a crescente importância dos dispositivos móveis no cenário do varejo, destacando a necessidade de as empresas se adaptarem a essa realidade para melhor atender às demandas dos consumidores. Além disso, o estudo oferece insights valiosos para o setor, que pode utilizar essas informações para aprimorar estratégias e buscar formas de recuperar o faturamento perdido no último ano.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas