Segundo um estudo realizado pela AG Immigration, escritório de advocacia imigratória sediado em Washington, os brasileiros ocuparam o terceiro lugar no ranking dos que mais receberam vistos norte-americanos em 2022.
Ao todo, foram emitidos 815.842 vistos, um aumento de 618,8% em relação ao ano anterior. O Brasil ficou atrás apenas do México e da China, com uma diferença significativa em relação ao quarto colocado, a Argentina, que recebeu 259 mil vistos.
O consulado dos EUA em São Paulo foi o terceiro posto diplomático que mais emitiu vistos em todo o mundo, enquanto o do Rio de Janeiro ocupou a décima posição, segundo o estudo.
Além disso, o visto de visitante B1/B2 foi o mais solicitado pelos brasileiros, representando 91,76% do total de vistos emitidos. Esse visto é usado para viagens de negócios e turismo nos Estados Unidos e registrou um aumento de 944% em relação a 2021, ano em que os serviços consulares estavam limitados devido à pandemia.
De acordo com Felipe Alexandre, sócio-fundador da AG Immigration, o visto B1/B2 é a porta de entrada mais acessível para os brasileiros nos EUA e permite que os visitantes fiquem no país por até seis meses para atividades diversas.
A pesquisa da AG Immigration foi baseada em dados oficiais do Departamento de Estado norte-americano de janeiro a dezembro de 2022.