De acordo com o relatório anual da Brand Finance Restaurant, divulgado recentemente, a Starbucks se mantém como a marca de restaurante mais valiosa do mundo, posição que ocupa há sete anos consecutivos. Além disso, em 2023 a marca ampliou ainda mais a sua liderança, deixando para trás o segundo colocado, o McDonald’s.
Entre 2022 e 2023, a marca Starbucks registrou um crescimento de 17%, elevando o seu valor de marca para US$ 53,4 bilhões (R$ 280 bilhões). Por outro lado, o McDonald’s perdeu 7% do valor da sua marca no mesmo período, sendo avaliada atualmente em US$ 36,9 bilhões (R$ 193 bilhões).
Segundo o relatório, a demanda por produtos da Starbucks aumentou consideravelmente em 2022, impulsionando o crescimento da marca após o retorno gradual à normalidade e a redução das restrições relacionadas à pandemia em diversos países.
O valor da marca Starbucks em 2023 é 30% maior do que o valor registrado em 2020, antes da pandemia. Esse aumento é atribuído ao impacto positivo do plano de reinvenção da marca, lançado em 2022 e que tem como objetivo atingir metas até 2025.
O plano inclui melhorias no bem-estar dos funcionários, ampliação do portfólio e das lojas e avanços nas metas de sustentabilidade. Com essas medidas, a Starbucks busca acelerar o crescimento de longo prazo e expandir progressivamente as margens operacionais da empresa.
Confira as dez marcas de restaurantes mais valiosas:
1. Starbucks
Valor: US$ 53,43 bilhões
Comparação com 2022: +17%
2. McDonald’s
Valor: US$ 36,86 bilhões
Comparação com 2022: –7%
3. KFC
Valor: US$ 17,66 bilhões
Comparação com 2022: 0%
4. Domino’s Pizza
Valor: US$ 7,35 bilhões
Comparação com 2022: +1%
5. Subway
Valor: US$ 7,05 bilhões
Comparação com 2022: 0%
6. Taco Bell
Valor: US$ 7,05 bilhões
Comparação com 2022: +11%
7. Tim Hortons
Valor: US$ 6,09 bilhões
Comparação com 2022: +38%
8. Wendy’s
Valor: US$ 6,06 bilhões
Comparação com 2022: +27%
9. Burger King
Valor: US$ 5,99 bilhões
Comparação com 2022: +39%
10. Pizza Hut
Valor: US$ 5,88 bilhões
Comparação com 2022: 0%