Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Mercado financeiro reduz previsão de inflação para 5,93%

(Foto: Divulgação)

O Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Banco Central (BC) apresentou a estimativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos do país. De acordo com a pesquisa, a previsão do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, foi reduzida de 5,95% para 5,93% para este ano.

Para 2024, a projeção da inflação ficou em 4,13%, enquanto para 2025 e 2026, a expectativa é de inflação de 4% para ambos os anos. Entretanto, as previsões para este ano e para 2024 estão acima do teto da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3,25% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Apesar disso, a estimativa para 2024 está dentro do intervalo de tolerância, que é de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo do centro da meta, fixado em 3%. Em fevereiro, a inflação foi puxada pelo grupo educação, com reajustes aplicados pelos estabelecimentos de ensino na virada do ano, e ficou em 0,84%.

Com o resultado, o IPCA acumulou alta de 1,37% no ano e de 5,6% nos últimos 12 meses, número inferior aos 5,77% verificados no período anterior.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas