Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Copom: regra fiscal sólida e crível pode ajudar no processo de desinflação

Banco Central do Brasil

Em ata o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central afirmou que uma regra fiscal sólida e crível pode produzir efeitos nas expectativas e ajudar no processo de desinflação.

Embora a apresentação do novo marco fiscal não tenha relação direta com a política de juros, o Copom destacou a importância de ter “serenidade e paciência”.

Segundo o colegiado, a materialização de um cenário fiscal sólido pode levar a um processo desinflacionário mais benigno através de seu efeito no canal de expectativas, ao reduzir as expectativas de inflação, a incerteza na economia e o prêmio de risco associado aos ativos domésticos.

A harmonia entre as políticas monetária e fiscal foi destacada como importante pelo Copom, que também mostrou preocupação com o possível retorno da política de crédito subsidiado via BNDES.

O processo de desinflação requer “serenidade e paciência” na condução dos juros, segundo o Copom. A decisão do colegiado de manter a taxa básica Selic em 13,75% ao ano e o tom duro do comunicado foram alvo de críticas do presidente e membros do primeiro escalão do governo.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas