Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) referente ao período de 2022/2023, o município de São Paulo está no topo da lista das cidades com as melhores condições para o empreendedorismo no Brasil. O relatório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) avaliou os 101 municípios mais populosos do país, classificando-os de acordo com sete fatores essenciais para o sucesso de um negócio: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
Além de São Paulo, outras cidades que se destacaram foram Brasília, que subiu da 69ª posição para o 4º lugar; Boa Vista, que subiu da 47ª para o 6º lugar; e Aparecida de Goiânia, que avançou da 65ª para a 35ª posição. Florianópolis e Joinville, ambas em Santa Catarina, ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente.
Entre as cidades que mais se destacaram em quesitos específicos, Brasília se destacou no quesito infraestrutura, enquanto Boa Vista subiu principalmente no quesito cultura empreendedora. Segundo o relatório, as melhorias no ambiente regulatório e na simplificação burocrática também contribuíram para a ascensão de Brasília no ranking.