Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Presidente do BC afirma que seria necessário juro de 26,5% para cumprir meta de inflação em 2023

Foto: Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (30/3), em entrevista coletiva, que seria necessário elevar a taxa básica de juros para 26,5% ao ano para cumprir a meta de inflação estabelecida para 2023. No entanto, o economista ressaltou que atingir tal patamar é “impossível” e que a instituição está realizando um processo de suavização para alcançar o alvo.

A meta de inflação para este ano foi fixada em 3,25%, com oscilação de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, resultando em um intervalo máximo de 4,75%. “É óbvio que a gente sabe que isso (atingir os 4,75%) é impossível”, disse Campos Neto.

A taxa Selic atualmente está em 13,75% ao ano, e o BC vem enfrentando críticas do presidente Lula e aliados do governo pela decisão de não reduzir a taxa básica de juros.

A condução da política monetária pelo Banco Central, especialmente em relação à taxa de juros, é um tema central na discussão política e econômica do país. O desafio de conciliar a contenção da inflação com a promoção do crescimento econômico coloca o BC em uma posição delicada, tendo que lidar com pressões de diferentes setores e com as expectativas do mercado financeiro.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas