Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Probabilidade de inflação acima do teto da meta é de 83%, diz Banco Central

Banco Centra do Brasil
Foto: Divulgação

De acordo com o relatório trimestral divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Banco Central, a probabilidade de a inflação ultrapassar o teto da meta neste ano é de 83%, contra os 57% estimados em dezembro de 2022.

A projeção de inflação do BC para 2023, no cenário base, é de 5,8%, acima da meta estabelecida pelo CMN. Em um cenário alternativo, mantendo a taxa de juros constante, a estimativa de inflação é de 5,7% para este ano.

Caso a inflação fique acima do limite estabelecido, será o terceiro ano consecutivo em que o IPCA ultrapassa a meta. Nesse caso, o presidente do BC deverá enviar uma carta ao ministro da Fazenda explicando o descumprimento do objetivo.

Em fevereiro, o índice oficial de inflação do Brasil acelerou para 0,84%, acumulando alta de 5,60% em 12 meses. A inflação desacelerou na prévia de março, mas ainda é pressionada pelo aumento dos preços dos combustíveis.

As projeções de curto prazo do BC indicam uma queda da inflação acumulada em 12 meses para 3,79% em junho, mas a instituição espera que a inflação volte a subir no terceiro trimestre, quando será retirada do cálculo a variação negativa do índice no mesmo período de 2022, devido às medidas de desoneração tributária sobre combustíveis.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas