A Nestlé Purina e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) fecharam uma parceria para capacitar cerca de 150 pessoas em operação industrial, com o objetivo de qualificar a mão de obra local para a nova unidade industrial da Purina no município de Vargeão, em Santa Catarina, que será inaugurada em 2024. Em parceria com o SENAI, serão formadas seis turmas ao longo do ano, cada uma com 25 vagas, oferecendo capacitações básicas em mecânica, pneumática, automação, produção e operação de máquinas. As primeiras turmas já começaram em janeiro, uma para moradores da região já contratados pela Nestlé Purina e outra aberta à comunidade. As próximas turmas estão previstas para começar em julho.
O programa de capacitação visa formar profissionais qualificados para trabalhar não apenas na nova fábrica da Purina, mas também em outras indústrias da região. As capacitações são customizadas pelo SENAI para formar profissionais mais alinhados às demandas da indústria, principalmente no que diz respeito às tecnologias 4.0 que se aplicam às fábricas.
A nova planta industrial da Purina em Vargeão terá, em sua primeira fase, a linha de wet, com produtos úmidos, que contam com tecnologia patenteada pela Purina. Cerca de 50% dos participantes do programa de capacitação passarão por um treinamento de um a cinco meses na unidade industrial localizada no interior paulista. Outros 20% dos futuros colaboradores serão treinados em plantas industriais no exterior, como na Argentina e Hungria, com o período de treinamento variando de um a 10 meses.
O programa de capacitação da Nestlé Purina e FIESC é uma iniciativa importante para a formação de mão de obra qualificada na região oeste catarinense, que poderá ser aproveitada em diversas indústrias, impulsionando a economia local.