Empreendedores de pequenos negócios no Pará tiveram a oportunidade de aprender quais caminhos devem seguir para exportarem seus produtos. Eles participaram da palestra “Oportunidades de Negócios no Mercado Americano”, promovida pelo Sebrae/PA, em parceria com o Centro Internacional de Negócios do Pará (CIN Pará) da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA).
Em discussão, as tendências da indústria mundo agora, quais são os público-alvos prioritários, os custos de produção, melhor embalagem, além da utilização de ferramentas tecnológias no mundo virtual como o tráfego online e o marketing digital.
Para Marcel Horande, mentor internacional de negócios e autor da palestra, os produtos amazônicos tem enorme potencial. “São mercados muito diferentes. Queremos aumentar as chances de sucesso das empresas daqui. O Brasil tem vantagens, o futuro está aqui. As grandes empresas trabalham em bases químicas e temos os mesmos benefícios em bases naturais”, frisa Marcel.
Marcel também falou sobre a realidade do mercado e orientou os empresários da região metropolitana de Belém sobre como se adequar à exportação para o mercado americano.
A ação faz parte de uma iniciativa para sensibilizar e fomentar a inserção dos pequenos negócios paraenses no mercado internacional.
“O que o Sebrae quer é deixar claro aos empreendedores que existe um grande mercado internacional que pode absorver os produtos da Amazônia. Mas é preciso capacitar e orientar os pequenos negócios. Nossa expertise. Temos trilhas específicas e temos a parceria com o CIN, para prepará-los”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno.
Empresários que participaram da palestra, elogiaram a iniciativa do órgão. “Ações como essa atentam que os empreendedores precisam de senso crítico para aprimorar os produtos”, destaca o Fábio Sicília, que recebeu a medalha de bronze da Academy of Chocolate de Londres com a produção do chocolate branco com cupuaçu, feito pela Gaudens.
Já para o proprietário da São Lucas, Mauro Athayde, o setor focou nos últimos três anos no mercado interno, por causa da Pandemia da Covid-19, mas, chegou a hora de retomar os caminhos da exportação: “Vamos começar do zero e voltar ao mercado americano”, explica o empresário, que atua no ramo farmacêutico há 145 anos no mercado e que também atua no mercado de cosméticos e suplementação;
O evento também contou com a presença da diretora técnica do Sebrae/PA, Domingas Ribeiro; do vice-presidente do Sistema FIEPA, Nilson Azevedo; do presidente do Conselho de Jovens Empresários (Conjove) da Associação Comercial do Pará (ACP), João Marcelo Santos; além de membros do Conselho Deliberativo do Sebrae/PA, representantes dos Correios, Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC) e de outras instituições.