O fortalezense que costuma estacionar nas vias com placas de Zona Azul estão, desde quinta-feira, 6, pagando mais caro para poder estacionar o seu carro, sem correr riscos de ser multado. O motivo é o reajuste da taxa, que agora, será de R$ 2,60, aumento de 30%. Segundo a prefeitura de Fortaleza, o aumento tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-e).
Atualmente, a capital conta com cerca de 6 mil vagas de zona azul distribuídas em 24 bairros.
O tempo de permanência nas vagas é de uma ou duas horas, podendo ser prorrogado por igual período. Há uma tolerância de 15 minutos em que é permitido estacionar gratuitamente.
Como funciona
Através de uma tela de celular é possível adquirir os créditos e controlar todos os processos e gastos com facilidade. Os condutores podem usufruir do serviço acessando um dos sete aplicativos disponibilizados na App Store e na Google Play: Pag Azul, Estacionamento Digital, Zona Azul Fortaleza, Zona Fácil, Faz Digital Fortaleza, Mowiz Zona Azul Fortaleza e Zul Digital. É possível escolher qualquer uma dessas ferramentas, analisando as melhores ofertas.
O procedimento é rápido, cabendo ao usuário realizar um cadastro inicial em que deve informar os dados pessoais e a placa do veículo. Após ser cadastrado, o condutor precisa adquirir o Cartão Azul Digital (CAD), que pode ser pago por meio de cartões de crédito, débito ou boleto. Em seguida, é necessário apenas ativá-lo.