Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Ford retira pedido de aprovação de veículos autônomos sem controles humanos nos EUA

Ford vai fechar todas as fábricas no Brasil e encerrar produção no país
Foto: divulgação

A Ford retirou recentemente um pedido que buscava o aval de órgãos reguladores dos Estados Unidos para a implantação de até 2,5 mil veículos autônomos anualmente sem os controles humanos atualmente necessários. A decisão da montadora de cancelar a petição foi anunciada em uma carta divulgada pela empresa à Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA.

Na carta, a Ford mencionou o encerramento da empreitada de carros autônomos Argo AI no final do ano passado como um dos motivos para cancelar o pedido de aprovação dos veículos autônomos. “Como evidenciado pelo encerramento planejado de nossa parceira Argo AI, acreditamos que o caminho para termos veículos totalmente autônomos, em escala, com um modelo de negócios lucrativo, será longo”, afirmou a montadora.

A Argo AI, que foi fundada em 2016 e pertencia à Ford e à Volkswagen, era uma startup de carros autônomos que tinha como objetivo desenvolver tecnologias para a condução autônoma em larga escala. No entanto, no final de 2021, a Ford decidiu encerrar sua participação na empresa para concentrar seus esforços em outras áreas.

Embora a Ford tenha retirado seu pedido de aprovação de veículos autônomos, a empresa ainda está investindo em tecnologias de condução autônoma. Em janeiro deste ano, a montadora anunciou que estava formando uma joint venture com a startup de robótica Agility Robotics para desenvolver robôs autônomos para entregas. A nova empresa, chamada Ford Agility Robotics, planeja usar robôs autônomos para entregar pacotes diretamente às portas dos clientes.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas