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Crescimento do setor odontológico privado no Brasil: Dor de dente impulsiona mercado bilionário

Contrariando a crise, em dezembro de 2020 o mercado de planos odontológicos registrou alta de 4,45% em relação ao mesmo período de 2019
Contrariando a crise, em dezembro de 2020 o mercado de planos odontológicos registrou alta de 4,45% em relação ao mesmo período de 2019

Pesquisa revela que dor de dente é comparável às piores sensações vividas pelos indivíduos, o que leva milhões de brasileiros a buscar atendimento privado, movimentando R$ 38 bilhões anualmente.

A dor de dente, também conhecida como odontalgia, é uma experiência tão intensa que muitas vezes é comparada às piores sensações já vividas pelos indivíduos, conforme apontou uma pesquisa realizada na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Devido a essa urgência, milhões de brasileiros optam por atendimento privado, impulsionando o setor odontológico no país.

Com a Política Nacional de Saúde Bucal lançada em 2003, o Brasil passou a ser um dos poucos países a oferecer tratamento odontológico gratuito à população. No entanto, apesar do aumento na oferta de serviços públicos odontológicos, a demanda ainda supera a capacidade do sistema público.

O investimento crescente no setor privado é evidente: o orçamento total destinado ao tratamento odontológico da população brasileira é de R$ 1,4 bilhão, enquanto os planos odontológicos gastam R$ 3,1 bilhões com seus 26 milhões de beneficiários. Em 2019, as operadoras privadas realizaram 189 milhões de atendimentos, 4,7 vezes mais que o Sistema Único de Saúde (40 milhões).

A expansão das redes odontológicas privadas, que movimentam cerca de R$ 38 bilhões anualmente, é impulsionada pela crescente preocupação dos brasileiros com a saúde bucal. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), nove em cada dez brasileiros consideram importante ir ao dentista regularmente, e 72% afirmam realizar consultas ao menos anualmente.

A maior rede de ortodontia do país, a OrthoDontic, exemplifica esse crescimento. Com 300 unidades, a empresa fechou 2021 com um faturamento de R$ 323,7 milhões, 9,9% maior que o registrado em 2020. A meta da companhia é abrir 108 novas unidades até o fim do ano, alcançando um faturamento de R$ 355 milhões.

Claudia Consalter, sócia-fundadora da OrthoDontic, atribui o aumento na demanda pelos serviços privados à conscientização da população sobre a importância da saúde bucal, além das questões estéticas e do avanço das tecnologias de comunicação, que facilitam o acesso da população aos serviços odontológicos.

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