De acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a malha aérea internacional com destino ao Brasil deve ter um crescimento significativo em 2023, com programação de 9,7 milhões de assentos em voos internacionais até o final do ano, um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A Embratur participou da Routes Americas, uma feira que reuniu as principais companhias aéreas do mundo, com o objetivo de propor planos de aumento da oferta de voos internacionais para o Brasil para os anos de 2024 e 2025.
A conectividade aérea é uma das maiores preocupações da Embratur para o crescimento do turismo internacional. A agência tem atuado em parceria com as companhias aéreas, promovendo os destinos do Brasil nos países de origem desses voos, a fim de gerar demanda e dar sustentabilidade econômica às novas rotas. Ainda, a Embratur tem atuado para atrair novos turistas estrangeiros por meio de cruzeiros marítimos.
Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o aumento na oferta de voos é essencial para o crescimento do turismo no país. “Não adianta a gente mostrar para o turista estrangeiro o quão maravilhoso é o nosso país se ele não tiver como comprar uma passagem e vir nos visitar. A conectividade aérea sempre foi um dos grandes gargalos para o crescimento do turismo internacional e a notícia boa é que estamos conseguindo avançar muito nesses três primeiros meses”, disse Freixo.