O Governo de São Paulo apresentou, nesta segunda-feira, 10, o balanço do 100 primeiros dias da gestão Tarcísio de Freitas à frente do Estado. Uma das metas para alavancar o Produto Interno Bruto (PIB) é a aposta na diminuição da máquina, com desestatizações e parcerias com a iniciativa privada, cujo valor estimado é de R$ 180 bilhões.
A publicação do edital do TIC (Transporte Intercidades) entre São Paulo e Campinas é o primeiro passo para a execução desse projeto.
Segundo o portal ‘R7’, no campo das concessões, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é uma candidata a passar para as mãos do setor privado.
“Percebemos que a resistência à privatização é menor no estado. Acredito que a grande arma é o entendimento. Vamos conseguir cumprir as metas, levar água e saneamento para mais pessoas com custos mais baixos? Se a resposta for sim, damos sequência”, disse o governador de São de Paulo.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos obteve autorização de Tarcísio com objetivo de realizar estudos de viabilidade para desestatização da Sabesp e também para conceder à iniciativa privada, o conjunto das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além da futura linha 14-Ônix.
Balanço
Segundo informações da assessoria de comunicação do governo de São Paulo, em 100 dias, a atual gestão destravou obras paradas, lançou novos programas e ampliou os já existentes e entregou obras de infraestrutura em diversas regiões.
No período, foram mais de 3 mil moradias concluídas, 407,5 quilômetros de rodovias e estradas vicinais recuperados, 9,3 milhões de refeições servidas nos restaurantes Bom Prato e mais de 236 mil famílias e jovens em situação de vulnerabilidade beneficiados por programas de transferência de renda.