De acordo com uma pesquisa do Datafolha, moradores do estado de São Paulo são mais propensos a apoiar a privatização de empresas e serviços públicos do que a população em geral no Brasil. Enquanto 42% dos paulistas apoiam a transferência de estatais para o setor privado, apenas 38% da população brasileira têm a mesma opinião.
Além disso, a oposição à privatização é menor entre os paulistas, com 43% se opondo em comparação a 45% no restante do país.
A pesquisa também mostrou que o apoio às privatizações no estado de São Paulo é mais elevado entre homens, pessoas mais escolarizadas e com maior renda. Por exemplo, 57% dos entrevistados que ganham mais de dez salários mínimos apoiam a privatização, enquanto apenas 36% dos que recebem até dois salários mínimos dizem o mesmo.
Quando se trata de empresas e serviços específicos, a pesquisa revelou que os paulistas são mais propensos a apoiar a privatização de estradas e aeroportos, enquanto são menos favoráveis à privatização de bancos públicos, Petrobras e Sabesp. Por exemplo, mais de metade dos paulistas (54%) apoiam a privatização de estradas e rodovias, enquanto apenas 39% são contrários.
A pesquisa Datafolha foi realizada em 64 municípios do estado de São Paulo, entre os dias 3 e 5 de abril de 2023, com 1.806 entrevistados acima de 16 anos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.