75% dos consumidores pagariam mais por uma marca que oferece melhor experiência, aponta estudo

A pesquisa aponta que 32,4% dos consumidores entrevistados reconhecem este com um bom ou ótimo momento para a compra.

Experiência do cliente e eficiência são fundamentais para retenção e crescimento dos negócios em meio à economia incerta

O estudo CX Trends 2023, realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box e com apoio de empresas como Bling, E-goi, Locaweb Company, KingHost e Nextios, revela que 75% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro por uma marca que oferece uma boa experiência. A pesquisa contou com a participação de 2.166 consumidores online acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, realizada em janeiro de 2023. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais.

Em um cenário de incertezas econômicas e de maior conscientização dos consumidores, a pesquisa mostra a importância da experiência do cliente e da eficiência na retenção e crescimento dos negócios. Dados do estudo mostram que 48% dos consumidores acreditam que as empresas brasileiras têm dificuldades em oferecer atendimento e suporte rápido, enquanto 44% destacam problemas na atenção durante o pós-venda.

A pesquisa também revela que 65% das pessoas entrevistadas afirmaram ter desistido de finalizar uma compra após uma experiência ruim e que 60% compartilham suas experiências negativas com amigos e familiares. Os principais fatores que levam à desistência da compra online estão relacionados ao preço e à segurança do consumidor, como frete alto e falta de confiabilidade da empresa.

O WhatsApp se mostrou o canal favorito dos consumidores para falar com empresas no momento da compra (61%), seguido pelos chats no site (51%) e e-mail (44%). Além disso, a qualidade continua a ser um fator importante para 65% dos consumidores na decisão de comprar novamente de uma marca, seguido de promoções e descontos (58%) e atendimento rápido e preciso (50%).

A pesquisa também aponta que os consumidores estão cada vez mais atentos aos valores e práticas das empresas, relacionando a força do propósito de uma organização com a probabilidade de escolher seus produtos ou serviços. Segundo o CEO da Octadesk, Rodrigo Ricco, as empresas devem estar atualizadas e adaptadas às mudanças tecnológicas, utilizando ferramentas digitais para gerenciar seus negócios de forma mais eficiente e estratégica.

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