Gigante farmacêutica americana, a AbbVie chega a Minas Gerais em 2023 por meio da atuação da Invest Minas, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. A empresa instalará um centro logístico na cidade de Extrema, no Sul de Minas, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2023. A nova unidade faz parte da estratégia da AbbVie de ampliar sua atuação nos mercados nacional e latino-americano.
Fundada em 2013 e entre as cinco maiores indústrias farmacêuticas do mundo, a AbbVie tem foco em pesquisa e desenvolvimento (P&D), produção e comercialização de novos medicamentos e soluções para saúde nas áreas de Imunologia, Oncologia, Neurociência e Oftalmologia. Além disso, a empresa conta com os serviços e produtos da Allergan Aesthetics, voltada para a estética médica. Em 2021, a AbbVie investiu US$ 6,5 bilhões em P&D globalmente.
No Brasil desde 2014, a empresa possui mais de 30 projetos ativos de P&D, envolvendo cerca de 200 centros de pesquisa e aproximadamente 1.000 cientistas brasileiros. Até 2025, a AbbVie pretende lançar 30 novos produtos e novas indicações de tratamentos no país.
Célia Rodrigues, diretora Financeira da AbbVie no Brasil, afirma que a transferência do centro de distribuição para Extrema é estratégica, pois facilita a logística e distribuição de medicamentos em todo o país e o acesso de milhões de pacientes.
Adriano Carvalho, diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, destaca que o Estado de Minas tem colhido frutos de ações implementadas desde 2019, resultando em melhorias no ambiente de negócios e facilitando novos investimentos e a geração de empregos.
O setor farmacêutico tem sido um dos principais responsáveis por novos investimentos em Minas Gerais. Em 2022, foram formalizados cerca de R$ 350 milhões em nove projetos, com expectativa de geração de 600 empregos. Carvalho ressalta que o estado oferece recursos humanos e infraestrutura para que as empresas do setor operem de maneira competitiva.











